ERA UMA VEZ UM CÃO.
Texto de Adélia Carvalho, Ilustrações de João Vaz de Carvalho. Editora TCHARAN (2012)
Decorreu no passado sábado o lançamento de ERA UMA VEZ UM CÃO na FNAC. De manhã no CCColombo, à tarde no Chiado.
Felizmente pude assistir a uma tarde plena.
A apresentação do livro contou com a presença de Eduardo Filipe a quem devemos, entre outros feitos, a realização da Ilustrarte - Bienal Internacional de Ilustração para a Infância.
É falar de paixão pelos livros, de fabulosos livros publicados e desta vez um muito especial.
ERA UMA VEZ UM CÃO é uma história rimada com um cão ominipresente. Acompanhada pelas fabulosas e sobejamente reconhecíveis ilustrações de João Vaz de Carvalho . Partindo do conta-me uma história, a narrativa vai crescendo em forma de acumulação de modo sempre inesperado. Cada personagem acompanhada em rima pela sua característica, transforma-se num jogo de lenga lenga, permitindo ao leitor um ritmo e uma cadência com todo o desfile de personagens bem recheados de humor na ilustração sedutora e cativante num traço de non sense e metáfora visual.
Bem, no final desenganem-se se a história acaba, ela vai recomeçar indefinidamente. A história do cão? Bem, a do cão não sei. Só posso garantir que é um livro ilustrado de história deliciosa, com potencialidades para constituir um bom veículo de transmissão de arte que se completa (texto e ilustração) numa sintonia perfeita.
A Adélia contou: Era uma vez ....
Um prazer sempre, estar com a minha amiga Adélia.
ECSilva