Tudo o que um lápis pode conter

Espaço de partilha sobre as actividades de Expressão como Actividades Globalizantes e Interdisciplinares fundamentais no desenvolvimento da criança. Teve por base a acção de formação que já partilhei ao longo de alguns anos, mas pretende-se ir mais além...Compreender a arte da criança, simplesmente respeitando-a, nesse acto individualizado de expressão
livre, que só a si lhe pertence e como tal deve ser respeitado.
Espaço ainda para a literatura infantil como mediador e receptor da expressão livre e espaço para a arte em geral!



sábado, 20 de março de 2010

Dia Mundial da Poesia


Pelo terceiro ano consecutivo e numa iniciativa conjunta do Plano Nacional da Leitura (Ministério da Educação, Ministério da Cultura e Ministério dos Assuntos Parlamentares) e do Centro Cultural de Belém, comemoramos, no dia 21 de Março, o Dia Mundial da Poesia. Um programa intenso, ao longo do dia, que se inicia, a partir das 11 horas, com a Feira do Livro de Poesia; o indispensável espaço para os espontâneos Diga lá um Poema; e um conjunto de oficinas e actividades que a Fábrica das Artes organiza para todas as idades.
21 Mar 2010 - 11:00 às 19:00

PARA TODOS VÁRIOS ESPAÇOS DO CCB
ENTRADA LIVRE
Sujeita à capacidade de cada uma das salas.
*Concertos à Conversa ‹ A partir das 10h, deverá levantar senhas para assistir ao concerto.
**Buscapólos ‹ A partir das 13h, deverá levantar senhas para assistir ao concerto.

As senhas para cada um destes concertos deverão ser solicitadas na recepção do Centro de Reuniões. Cada pessoa poderá levantar, no máximo, 6 senhas.
Este ano, a Maratona da Leitura é dedicada a Álvaro de Campos e os poetas têm o seu espaço de leitura, como nas edições anteriores. Salette Tavares, artista e escritora, tem uma obra visual que é, sem dúvida, uma das mais estimulantes no panorama da poesia experimental portuguesa. Vamos conhecê-la nas suas várias construções: do texto à imagem, da imagem ao som, do som ao objecto,do objecto ao espaço...
Novas propostas como o Cinema e a Poesia, a Poesia Urbana Contemporânea e a Métricada Poesia convidam o público a participar e a conhecer as relações da poesia com as várias artes.
O novo desafio é o Concurso de Poesia dirigido às escolas, cuja selecção final terá lugar no CCB, com a atribuição de prémios para os melhores poemas.
O Centro de Reuniões, o Centro de Espectáculos e todos os espaços intermédios vão ser vividos num ambiente de festa com muita poesia, para todas as idades.
Consultor para programação literária João Paulo Cotrim
PROGRAMA
Feira do livro de poesia
Das 11:00 às 19:00
Entrada do Centro de Reuniões [átrio da Recepção e rampa exterior]
Pode comprar o livro do seu poeta preferido nesta feira organizada pela Sodilivros.
 A poesia e o cinema
Selecção de João Lopes
Das 11:00 às 19:30
Pequeno Auditório - Sala Eduardo Prado Coelho
11:00 ‹ Le Sang d’un Poète de Jean Cocteau [França, 1930 \ 55’]
12:15 ‹ Leonard Cohen, Portrait Intime de Armelle Brusq [França, 1997 \ 52’]
14:00 ‹ Conversa Acabada de João Botelho [Portugal, 84’]
16:00 ‹ Ashik Kerib de Serguei Paradjanov [urss, 1988 \ 73’]
17:30 ‹ Sylvia de Christine Jeffs [reino unido, 2003 \ 110’]
Concerto à conversa
O poeta e o compositor
Às 11:30*
Sala Almada Negreiros

O Dia Mundial da Poesia acolhe um concerto inserido no ciclo de Concertos à Conversa “Jogos Fantásticos” que decorre no CCB, até Abril. Será feita uma visita a uma das obras-primas de António Pinho Vargas, Nove Canções de António Ramos Rosa, na qual o compositor “joga” com os sons da voz e do piano, tratando musicalmente os versos do poeta. A conversa incidirá particularmente sobre este trabalho e contará com a participação do próprio compositor.

PROGRAMA
Obras de António Pinho Vargas:
Tom Waits ‹ Pedro Rodrigues, guitarra \ Dinky Toys ‹ Ecaterina Popa, piano
June ‹ Ecaterina Popa e Miguel Henriques, piano
Nove Canções de António Ramos Rosa ‹ Job Tomé, barítono \ João Vasco, piano

De viva voz
Das 14:30 às 19:00
Sala Luís de Freitas Branco
Poetas dizem a sua poesia e os actores dizem Alexandre O’Neill, Sophia de Mello Breyner e Cesário Verde. Apresentação e coordenação de André E. Teodósio.
PROGRAMA
André E.Teodósio diz Alexandre O’Neill, Luís Lucas diz Cesário Verde e Luísa Cruz diz Sophia de Mello Breyner Andresen. Poetas convidados: Álvaro Magalhães, Amadeu Baptista, Pedro Mexia, Maria do Rosário Pedreira, António Poppe, Pedro Tamen, Filipa Leal, Armando Silva Carvalho, Tolentino Mendonça, Fernando Luís Sampaio, Nuno Júdice, Sérgio Godinho, Gastão Cruz e Miguel-Manso.

Maratona de leitura
Poesia de Álvaro de Campos
Das 14:30 às 19:00
Sala Fernando Pessoa
Selecção de poemas de Álvaro de Campos ditos por diferentes personalidades.

Conferências sobre Álvaro de Campos
Das 14:30 às 16:00
Sala de leitura
Das 14:30 às 15:30 Jerónimo Pizarro - "Na era do Orpheu: Cartas de Álvaro de Campos"
Das 16:00 às 17:00 Fernando Cabral Martins - "Pessoa Heterónimo"

Lançamentos de livros
Das 15:00 às 18:00
Sala Almada Negreiros
Lançamento de livros, de diferentes editoras e/ou autores.

Diga lá um poema
Sala Sophia de Melo Breyner
Leituras em voz alta abertas ao público que é convidado a dizer poesia frente a uma câmara.
As gravações são passadas, em diferido, em televisores montados para o efeito.
Monitoras: Cristina Benedita e Telma Pereira

Salette Tavares Desalinho das Linhas
Exposição
Poesia Experimental Portuguesa
Até 18 Abril
Piso 1 Bengaleiro
Salette Tavares, artista e escritora, foi fundadora do movimento da poesia experimental portuguesa, em meados dos anos 60, com Herberto Helder, António Aragão e E. M. de Melo e Castro. Venha conhecê-la nas suas várias construções: do texto à imagem, da imagem ao objecto, do objecto ao espaço… e ainda Poemas de Salette Tavares ditos por Ana Hatherly [15:30] Bernardino Aranda [15:45] e Américo Rodrigues [16:00]

Trabalhos interactivos/animados expostos na entrada da Sala de Leitura (programação de Rui Torres e Rodrigo Melo).
Workshop
Do verso à música
pelo Prof. António Carlos Cortez
Às 15:00

Sala Eugénio de Andrade
Textos da poesia portuguesa, desde a Idade Média ao Renascimento, passando pelo Romantismo até à contemporaneidade. Pensar o que é a poesia, ou melhor, de que falamos quando falamos em métrica e rima, em ritmo e música, em texto poético. Assim, lendo e dando a ler, aceitemos pensar a poesia como surpresa da linguagem. Ou uma linguagem da surpresa.

Poesia urbana
Poesia dita e cantada
Das 16:00 às 18:00
Cafetaria Quadrante
Duas horas de performance de “Poesia Urbana”, durante a qual se abrangerá vários estilos desta forma de expressão (Spoken Word, Vídeo-Performance, Poesia do

Movimento e Rap). A performance será dividida em quatro actos e terá a intervenção de um anfitrião, Biru, que apresentará um texto alusivo aos temas: tempo, quotidiano,
corpo e viagens.
PROGRAMA
Biru ‹ Anfitrião do Evento Biru é um artista do movimento Hip Hop que já marcou presença no festival CCB Fora de Si. No Dia Mundial da Poesia, irá acolher e apresentar artistas de Hip Hop, Spoken Word, Vídeo-Performance, DJ+MC, entre outros.

As Crianças ‹ Leitura de poemas e dança Uma iniciativa desenvolvida também por Biru com crianças das várias escolas onde trabalha. As crianças dirão poemas por elas escritos e farão uma demonstração de Dança como Poesia. Naturalmente, serão elas os “cabeça de cartaz”, ou não fossem elas quem encara a Metáfora como a Verdade.

Silva, o Sentinela ‹ Spoken Word + Teclas Também conhecido por SOS, Silva faz parte dos Social Smokers, um grupo de Spoken Word. Actuação ao vivo acompanhada por teclas (Licínio) e vídeo.

Sir Scratch ‹ MC+DJ + 2 músicos Sir Scratch é já um dos mais promissores MCs do Hip Hop Lusitano. Com um flow fatal e punchlines refinadas, Sir Scratch adquiriu já um elevado estatuto no Hip Hop português.

Nástio Mosquito ‹ Video-Performance Artista de origem angolana, Nástio Mosquito apresenta um Vídeo-Performance através da exploração e da associação de imagens de vídeo com a palavra.

Programa educativo CCB Fábrica das Artes
Buscapólos Concerto
Às 15:00**
Grande Auditório [Duração 45’]

O Buscapólos “Trocadilhar” foi lançado em 2002, e destacou-se por ser um projecto marcante de poesia e música para a infância, em que os poemas de José Jorge Letria foram musicados por Inês Pupo, Gonçalo Pratas, Francisco Lemos e João Pupo. Através do recurso a diferentes estilos e instrumentos musicais, os poemas foram musicados de uma maneira muito intuitiva, criando uma experiência poética e musical inovadora para as crianças.

PROGRAMA
O Tito troca-tintas \ O Albatroz \ O penico \ O Rei dos trocadilhos \ A gaveta \ O Simões em Lafões \ Onzembro \ Os Camelos Marrecos \ Trocadilhar \ O Grão-duque \ Ninguém pisa a Torre de Pisa \ A Centopeia \ Na ponta do Anzol.

REI DOS TROCADILHOS
Às 17:00 Lançamento do Livro/CD “Trocadilhar”
foyer do Grande Auditório
Exposição
Poesia com papel
Exposição de Gémeo Luís
Das 11:00 às 19:00
Foyer Sala Maria Helena Vieira da Silva

Gémeo Luís (Luís Mendonça) tem desenvolvido uma actividade intensa e diversificada na ilustração, usando diferentes materiais, realizando em escalas variadas, abordando bi e tridimensionalmente a forma.
No contexto editorial da infância, os seus desenhos são realizadas na técnica peculiar do recorte com bisturi. Esta mostra é constituída por esculturas em distintos suportes e ilustrações dos álbuns realizados com o escritor Eugénio Roda (Emílio Remelhe) e publicados pela Editora Eterogémeas.
Oficina
Papel com poesia
Coordenação Gémeo Luís/Eugénio Roda
Sala Maria Helena Vieira da Silva

Gémeo Luís e Eugénio Roda desenvolvem uma parceria assídua na produção do álbum para a infância. Os seus livros, agregando leitores de diferentes idades, articulando jogos de linguagem ou conjugando diferentes idiomas, são viagens através da poesia do texto e da imagem, que estimulam o imaginário do leitor. Partindo de um conjunto de álbuns publicados, esta dupla de autores propõe-se interagir com o público, explorando as linguagens textual e visual como meios de expressão, jogo e partilha.
Faces da escrita: a ver poemas...
Das 11:00 às 19:00
Sala Daciano da Costa \ sala Amadeo de Souza Cardoso \ sala Cottinelli Telmo
[piso 2 - centro de reuniões]
Dêem-me palavras que eu descobrirei as coisas
Dêem-me coisas que eu descobrirei as palavras.
Salette Tavares
A escrita pode transformar-se em Tudo. Pode transformar-se em sons, ideias, gestos, movimentos, em quase dança, em imagens multifacetadas. A escrita, por si só, já é uma imagem. No dia Mundial da Poesia vamos recrear o mundo dos poemas em cada palavra, uma imagem num gesto pintada, uma paisagem em tons desenhada, uma dança numa linha ondulada…

Faça lá um poema!
Entrega de prémios
Concurso de poesia
Às 16:10
Grande Auditório
O Plano Nacional de Leitura e o CCB, numa iniciativa conjunta, lançaram um desafio às escolas convidando-as a participarem num concurso de Poesia — Faça lá um poema!. Procurando incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, o concurso destina-se a quatro níveis de ensino, desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário, e nele participaram alunos de escolas públicas ou privadas. A entrega de prémios será apresentada por Margarida Pinto Correia.
Buscapólos Oficina
Às 18:00
Espaço CCB
Fábrica das Artes [junto ao jardim das oliveiras]
Duração 60’
público alvo: Famílias e crianças M/8 anos
Nesta oficina com os Buscapólos, pais e filhos poderão criar música a partir das palavras e poesia de José Jorge Letria. Com poemas de José Jorge Letria, direcção artística de Gonçalo Pratas, direcção musical de Filipe Raposo, vozes de Inês Pupo, Gonçalo Pratas e Francisco Lemos e a participação dos músicos Filipe Raposo, António Quintino e Marcos Alves. Projecção e VJing de Filipe Nabais, numa Produção Constroisons e Editora Dom Quixote.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Leituras

Leituras
Os livros que se seguem apresentam as minhas opiniões sobre os mesmos. Exclusivamente o que o "meu lápis pode conter". EC

O Rei Inchado

O Rei Inchado
clicar na imagem para ler o post

Todos os escritores do mundo têm a cabeça cheia de piolhos

Todos os escritores do mundo têm a cabeça cheia de piolhos
clicar na imagem para ler o post

Gigante Gigantão

Gigante Gigantão
clicar na imagem para ler o post

O pato amarelo e o gato riscado

O pato amarelo e o gato riscado
clicar na imagem para ler o post

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS
clicar na imagem para ler o post

A ferramenta que faz os contos

A ferramenta que faz os contos
clicar na imagem para ler o post

O caderno do avô Heinrich

O caderno do avô Heinrich
clicar na imagem para ler o post

PEQUENO LIVRO DAS COISAS

PEQUENO LIVRO DAS COISAS
clicar na imagem para ler o post

achimpa

achimpa
clicar na imagem para ler o post

Tu tens direito

Tu tens direito
clicar na imagem para ler o post

O meu avô

O meu avô
clicar na imagem para ler o post

"um, dois, três, conta lá outra vez"

"um, dois, três, conta lá outra vez"
clicar na imagem para ler o post

Minhamãe

Minhamãe
clicar na imagem para ler o post

Tous les chats

Tous les chats
clicar na imagem para ler o post

A Locomotiva

A Locomotiva
clicar na imagem para ler o post

ERA UMA VEZ UM CÃO

ERA UMA VEZ UM  CÃO
clicar na imagem para ler o post

Do outro lado do mundo

Do outro lado do mundo
clicar para ler o post

Apresento-vos KLIMT

Apresento-vos KLIMT
clicar na imagem para ler o post

O amor e a amizade

O amor e a amizade
clicar na imagem para ler o post

A História de Van Gogh. O rapaz dos girassois

A História de Van Gogh. O rapaz dos girassois
clicar na imagem para ler o post

Eu sei tudo sobre as mamãs

Eu sei tudo sobre as mamãs
clicar na imagem para ler o post

o Livro da Avó

o Livro da Avó
clicar na imagem para ler o post

As partidas do Sebastião

As partidas do Sebastião
clicar na imagem para ler o post

Papá, diz-me porque não andam as Zebras de patins?

Papá, diz-me porque não andam as Zebras de patins?
clicar na imagem para ler o post

O Meu e o Teu

O Meu e o Teu
clicar na imagem para ler o post

Zé Pimpão, o «Acelera»

Zé Pimpão, o «Acelera»
clicar para ler o post

As Férias do Pai Natal

As Férias do Pai Natal
clicar para ler o post

De Que Cor É o Desejo?

De Que Cor É o Desejo?
clicar na imagem para ler o post

Músicos contados aos jovens

Músicos contados aos jovens
clicar na imagem para ler o post

O Livro da Avó

O Livro da Avó
clicar na imagem para ler o post