É por si só, toda a manifestação de vida, é uma das manifestações mais naturais, mais vulgares e espontâneas no ser humano, a criança corre, pula, salta livremente e ao fazê-lo exprime o que tem dentro de si!
A criança desde que nasce expressa-se através do seu corpo, com sons e movimentos do corpo para comunicar algo, fome, dor ou para expressar os seus sentimentos: ansiedade, raiva, contentamento…
Falar de expressão não é referirmo-nos a uma disciplina à qual a criança deve estar submetida, é sim, ou deve ser, um espaço inerente à ordem natural, que seguindo-a, a criança encontra a liberdade perfeita. É também um processo social de forma que constitui um meio de comunicar com os outros.
Ao possibilitar espaço para a expressão é permitir à criança qualquer coisa de seu, expressando individualmente os seus sentimentos. Surgirá assim o que a criança não consegue transmitir através da linguagem verbal.
É educando deste modo que as crianças serão mais abertas, mais alegres, mais comunicativas, mais sensíveis, mais confiantes em si próprias e principalmente crianças felizes com uma inteligência saudável e com reflexão crítica.
Desde muito cedo que é importante estimular as capacidades da criança, por isso, a mãe instintivamente, quando surgem os primeiros sons, imita a criança, por sua vez esta vai emitir novo som e assim se inicia a comunicação. Tal como na linguagem oral, também ao nível gráfico essa estimulação é importante, e não só nesta área mas em tudo na vida. Assim, a criança será tanto criativa, quanto mais lhe proporcionarem momentos e experiências para que essa criatividade aconteça.
Um dos principais interesses da criança tende normalmente para os materiais plásticos. O desenho surge de uma experiência feita pela criança, em deslizar o lápis ou os dedos sobre uma superfície, num movimento em que a criança se expande. Inicialmente é a atracção do material, mais tarde o traço é motivo que atrai a criança, passando depois a exprimir o que pretende.
Quando a criança desenha, como em todas as actividades, expressa os seus sentimentos e os objectos desenhados têm valor afectivo, sendo assim uma forma de linguagem!
O desenho contribui para o desenvolvimento global da criança, para a construção da sua personalidade e do seu carácter.Deixemos então a criança desenhar livremente!
EC.
O desenho não é apenas uma actividade para "ocupar" tempo às crianças.Por detrás desta actividade existe um mundo de exploração e descoberta.
ResponderEliminarSem dúvida Patricia!! Obrigada pela visita. ès bem vinda e os teus comentários também!!!
ResponderEliminarAm?
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