ANO : 2009
TIPO DE PRÉMIO : Menção Especial
NOME DA ILUSTRADORA : Marta Madureira
AUTOR DO TEXTO : Adélia Carvalho
EDITORA : Editora Trampolim
O Júri realçou “…a grande intensidade plástica, a ludicidade da ilustração e o vocabulário gráfico rico, surpreendente e original.” Chamou ainda a atenção para a relação muito produtiva que a imagem estabelece com a palavra.
Marta Madureira
Licenciou-se em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde também fez o mestrado em Design de Imagem. É professora de desenho e ilustração no Instituto Politécnico do Cávado e Ave e trabalha ainda em design, ilustração e cinema de animação. Publicou vários livros para crianças e tem participado em diversas exposições colectivas.
Recebeu, entre outros, os seguintes prémios: Prémio de Ilustração Jovens Criadores 2002 – Coimbra (2001); Prémio Bienal de Atenas – Grécia (2003); Prémio de Vídeo/Animação Jovens Criadores 2004 – Silves (2004); Grande Prémio Corta – Festival Internacional de Curtas-Metragens do Porto (2004); Prémio Bienal de Nápoles – Itália (2005); Prémio Engenheiro António de Almeida – Fundação Engenheiro António de Almeida (2007). Pelo conjunto das ilustrações de Livro dos medos, com texto de Adélia Carvalho, recebeu uma menção especial do Prémio Nacional de Ilustração 2009.
Centro de Documentação de Autores Portugueses
11/2009
In: http://www.dglb.pt/sites/DGLB/Português/premios/premiosAtribuidosDglb/
Paginas/Olivrodosmedos.aspx/
«A estreia de Adélia Carvalho no mundo da escrita para a infância dá-se na companhia de Marta Madureira, com Livro dos Medos. Esta publicação aborda a questão do medo que as crianças pequenas sentem por dormirem sozinhas, uma vez que só nesta situação de aparente desprotecção é que recebem a visita das «coisas estrábicas», umas criaturas assustadoras que «conseguem passar pelas paredes e pelas janelas». A escritora mostra um conhecimento alargado do público-alvo a que se dirige, em particular pelos jogos de palavras utilizados na descrição exaustiva e humorística dos muitos medos personificados que povoam o sono dos mais pequenos. O carácter não ameaçador daquelas criaturas, que o texto deixa transparecer, é confirmado pelas ilustrações que, com recurso a uma técnica mista, com ênfase no recorte e colagem de elementos visuais de diferentes proveniências e na gestualidade do traço aparentemente despreocupado, reforçam a sua desmistificação, ajudando a criança a vencer, a ultrapassar os seus medos.»Paginas/Olivrodosmedos.aspx/
Resta-me dar os parábens e enviar um grande beijo à Adélia!!
EC
Sem comentários:
Enviar um comentário