A IMPORTÂNCIA
DA LEITURA DE HISTÓRIAS NO PRÉ-ESCOLAR
11 de Maio de 2015 · by Up To Lisbon Kids · in Educação. ·
“A leitura de histórias não só apoia a construção de sentido em
torno da escrita, como também enriquece a interacção da criança com a leitura”
(Mata, 2008, p.80).
Sabia que nas crianças a
aprendizagem sobre a escrita começa precocemente antes de qualquer ensino
formal? Em idade pré-escolar? A criança a partir do momento em que adquire a
linguagem assume um papel central no seu próprio desenvolvimento, pois ela é
activa e participativa no mundo que a rodeia. Ela vai assim construindo o seu
próprio conhecimento à medida que explora o meio em que vive. Tendo isto em
conta, as actividades de leitura e escrita contextualizadas na realidade da
criança constituem-se como actividades de extrema importância, pois permitem
uma fonte de exploração e de tomada de consciência sobre as características do
código escrito. Esta tomada de consciência surge assim que a criança inicia o
contacto com a linguagem escrita.
Diversos trabalhos de investigação sobre a
leitura de histórias têm sido realizados. Estes trabalhos têm vindo a
demonstrar que esta prática assume uma importância central, não só antes
da entrada para o 1ºano – início do ensino formal da aprendizagem da escrita –
como também ao longo da escolarização da criança. É indiscutível e de largo
consenso a importância que a leitura de histórias assume quando se constitui
como uma actividade regular, sendo uma actividade agradável e que proporciona
interacções, vivências, partilha de ideias e de concepções. Ouvir e contar/ler
histórias permite que as crianças interajam enquanto ouvintes e enquanto
contadores de histórias, promovendo em ambos os casos capacidades de ouvinte,
de leitura e de compreensão. É por isso considerada uma actividade rica e
completa. Eis alguns aspectos que a vivência da leitura de histórias promove,
segundo Mata (2008):
o Oportunidade
para ouvir leitura fluente
o Alargamento
de experiências
o Desenvolve
a curiosidade pelos livros
o Aprendizagem
de comportamentos de leitor
o Apoia o
desenvolvimento de conceitos sobre a escrita
Ainda que fora do
contexto escolar, as crianças aprendem muito sobre a escrita através da leitura
de histórias. Aprendem que o mesmo texto aparece associado à mesma mensagem
independentemente de quem o lê – a mensagem é sempre a mesma e aparece sempre
na mesma ordem. A leitura de histórias permite, ainda, que as crianças se
apercebam da orientação da escrita (da esquerda para a direita, e de cima para
baixo) e das relações entre o oral e o escrito (quando o leitor aponta para o
que está a ler), e ainda que as palavras se escrevem sempre da mesma maneira ao
longo do texto, podendo a mesma palavra aparecer várias vezes sempre escrita da
mesma maneira. Por fim, a leitura de histórias facilita o reconhecimento das
letras e dos sinais de pontuação, de uma forma integrada e contextualizada, e
que faz sentido.
Wells (1988, 1991), um
dos primeiros autores nas investigações sobre a leitura de histórias,
debruçando-se na frequência de leitura de histórias, identificou uma associação
positiva entre a frequência e os conhecimentos sobre literacia das crianças aos
5 anos de idade. E identificou igualmente uma maior compreensão na leitura
nestas mesmas crianças aos 7 anos. Nesta mesma linha de investigação, também
Sénéchal e LeFévre (2002) identificaram associações positivas entre os hábitos
de leitura de histórias em crianças de idade pré-escolar com o seu vocabulário
nessas idades, tendo mais tarde avaliado os níveis de leitura dessas mesmas
crianças no 3ºano de escolaridade. Concluiu-se assim que as crianças cujos
hábitos de leitura de histórias eram mais frequentes apresentavam maiores
níveis de leitura no 3ºano.
Os estudos descritos vieram assim enfatizar a
importância da leitura de histórias em idades pré-escolares, sendo esta actividade considerada como importante e
significativa, uma vez que permite e facilita não só o desenvolvimento precoce
de algumas competências de literacia, como também se constitui uma base de
motivação para a aprendizagem da leitura e da escrita, pelo seu carácter
lúdico. Isto porque a partilha precoce com a linguagem escrita cria
oportunidades às crianças de questionarem, de contactarem, de reflectirem, e
obterem respostas e informações sobre a linguagem escrita, que vão permitir uma
maior e melhor compreensão sobre as particularidades, potencialidades, e
funcionalidades do escrito (Mata, 2004). Ler para as crianças é uma das
melhores formas de encorajar a emergência e o desenvolvimento das capacidades
literárias. Estas experiências de leitura têm vindo a mostrar que providenciam
múltiplos benefícios (Zeece, 2007).
A escolha do livro também é
algo a ter em conta e que carece de algum cuidado. Acima de tudo, o livro deverá tratar de um tema que seja
do agrado da criança e que seja igualmente adequado ao seu contexto. Deve
conter imagens coloridas e variadas, e inicialmente devem escolher-se livros
com pouco texto. Mas à medida que a criança progride na leitura, devem escolher-se
livros com texto mais longo, para ouvir, ler e para descobrir sílabas, palavras
e frases (Mata, 2008).
Foi assim exposta a
importância da leitura de histórias, sendo esta uma actividade extremamente
rica, pois permite a relação do oral com o escrito, promovendo nas crianças
capacidades na leitura, de compreensão do escrito e um desenvolvimento ao nível
do vocabulário.
Madalena Ferreira de Lima
| Psicóloga Educacional,
para Up To Lisbon Kids®
para Up To Lisbon Kids®
in:
http://uptolisbonkids.com/2015/05/11/a-importancia-da-leitura-de-historias-no-pre-escolar/
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