A expressão
Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora (1998), o termo “Expressão” deriva do latim “expressiõne”, e significa “acto ou efeito de exprimir; frase com que se exprime uma ideia; gesto; carácter; animação; essência de um sentimento; comunicação; manifestação por gestos ou palavras; declaração; enunciado”. Já no Vocabulaire de Psycopedagogie de R. Lafon (1969), a palavra Expressão é definida como: “o que manifesta estritamente o sentimento, a paixão, o pensamento”.
Para João dos Santos, «o pensamento vive da sua possibilidade de expressão: pela palavra, pelo grafismo, pela atitude, pelo movimento. Quanto maior for o número de instrumentos expressivos postos ao serviço do homem, maiores possibilidades terá o seu pensamento de se desenvolver, de se exprimir, de se realizar ou agir.
Tudo o que um lápis pode conter
Espaço de partilha sobre as actividades de Expressão como Actividades Globalizantes e Interdisciplinares fundamentais no desenvolvimento da criança. Teve por base a acção de formação que já partilhei ao longo de alguns anos, mas pretende-se ir mais além...Compreender a arte da criança, simplesmente respeitando-a, nesse acto individualizado de expressão
livre, que só a si lhe pertence e como tal deve ser respeitado. Espaço ainda para a literatura infantil como mediador e receptor da expressão livre e espaço para a arte em geral!
Sem comentários:
Enviar um comentário